A Pastoral Vocacional é um organismo da Província São José com a finalidade de auxiliar os candidatos à vida religiosa no processo de discernimento de sua vocação. Neste processo, a Pastoral acompanha o candidato pelo menos por um ano, procurando dar a ele elementos que o ajudem a discernir a sua vocação.
Para melhor compreender o trabalho da Pastoral Vocacional, bem como, se você está interessado em saber mais sobre a vida religiosa Estigmatina, recomendamos a leitura completa desta página.
O Chamado
Em toda e qualquer vocação Bíblica há sempre uma proposta de alguém (DEUS) e uma resposta do homem. Daí já se conclui que toda vocação exige um chamado e uma resposta. E é na concretização destes dois elementos (chamado e resposta) que a vocação se torna uma realidade pessoal em nossa vida.
A história de cada Vocação Religiosa, Sacerdotal, bem como de qualquer outra Vocação Cristã é a história de um inefável Diálogo entre Deus e o Homem, entre o amor de Deus que chama e a Liberdade do Homem, que no amor responde a Deus. Por isso, na vocação cristã, religiosa e sacerdotal, o Chamado é, e sempre será, iniciativa de Deus. É Deus que chama por amor ao homem, ao seu seguimento. É Deus que por amor quis precisar do homem para a construção do seu reino. É Ele que nos chama sempre por amor
O absoluto primado da Graça (chamado e resposta) na vocação encontra-se na palavra de Jesus no Evangelho de São João:
“Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi a vós, e vos destinei para que vades e deis fruto, e para que o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo o que pedirdes a meu Pai, em meu nome, ele vo-lo conceda”
(Jo 15,16)
Por isso a vocação é um Dom da Graça Divina, e jamais um direito do homem; da mesma forma que não se pode considerar a vida sacerdotal como uma proposta meramente humana, nem a missão como um simples projeto pessoal.
Este Deus que por amor nos chama e nos interpela mantém sempre a sua fidelidade para conosco. Ele mantém firme a sua palavra e o seu compromisso. A parte de Deus sempre se realiza. Ele continua chamando homens e mulheres para segui-lo: como ontem, hoje e sempre, Deus vai precisar de nós, em nossa pobreza para continuar a sua obra salvadora no meio da humanidade. Mas, como já vimos antes, a vocação exige a sua concretização na nossa resposta. É só conferir a Sagrada Escritura, que é Dicionário Vocacional, para percebermos claramente isso. Deus não quis e não quer salvar o mundo sozinho.
No livro do Êxodo, 3,13-24; 4,1-18 notamos o belíssimo diálogo de Deus (que chama Moisés para libertar o povo da escravidão do Egito, e Moisés, que depois de muito discernimento e relutância responde). O povo foi liberto.
No Novo Testamento: “Chamou aqueles que quis e estes foram ter com Ele” (Mt 3,1). E eis os casos de Pedro e André, Tiago e João:
“Caminhando (Jesus) ao longo do mar da Galiléia, viu dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores, e disse-lhes: Segui-me e eu farei de vós pescadores de homens. Eles, imediatamente, deixadas as redes, o seguiram.”
(Mt 4, 18-20)
“Passando adiante, viu outros dois irmãos, Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam numa barca juntamente com seu pai, Zebedeu, consertando as suas redes, e chamou-os. Eles imediatamente, deixando a barca e o pai, o seguiram”
(Mt 4, 21-22)
É sempre assim; na vocação resplandece o amor gratuito de Deus e a exaltação mais alta possível da liberdade do Homem. O chamado de Deus e a resposta livre do homem. É o Deus que nos chama porque ama, e respondemos porque amamos.
A Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo – ESTIGMATINOS
A Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo é um instituto religioso da Igreja Católica, e foi fundada por São Gaspar Bertoni em Verona, Itália, no dia 04 de novembro de 1816. É formada por padres, diáconos e irmãos religiosos, conhecidos por “Estigmatinos”.
Um religioso é um cristão que se consagra a Deus, por toda a sua vida, para mostrar a alegria antecipada do Reino dos Céus, por meio dos votos de Pobreza, Castidade e Obediência, e vive numa comunidade de religiosos da mesma Congregação para trabalhar na Igreja, de acordo com o Carisma desta mesma Congregação.
Assim, os Estigmatinos existem na Igreja para serem: Missionários Apostólicos a serviço dos Bispos
- Pregadores da Palavra de Deus
- Formadores de Padres e Irmãos Religiosos
- Formadores da Juventude
Para maiores informações sobre nossa Congregação, consulte outras páginas deste site: História, Brasão, Patronos, Sagrados Estigmas, Missões.
Como se forma um religioso estigmatino?
O religioso Estigmatino é formado em casas próprias da Congregação, isto é, em seminários. Ali ele recebe a formação religiosa. Nos colégios e faculdades recebe a formação acadêmica.
Diariamente participa da Santa Missa, Meditação e Ofício Divino. Além das aulas, dedica algumas horas aos estudos e às palestras formativas.
Aos sábados e domingos trabalha no apostolado: catequese, juventude, culto, cursos, etc. Há ainda tempo para lazer e diversão sadia.
Após o Ensino Médio, o futuro Estigmatino faz 1 ano de Propedêutico (Aspirantado), 3 anos de Filosofia, 1 ano de Noviciado e 3 ou 4 anos de Teologia.
O período do 3º ano de Filosofia é chamado Postulantado. Nesse período o religioso recebe uma formação mais profunda na vida religiosa, estuda as Constituições do Fundador como estágio preliminar ao Noviciado.
O religioso em formação deve fazer duas profissões de votos: a primeira, referente aos votos temporários, é feita após o noviciado; e a segunda, relativa aos votos perpétuos, é feita após quatro anos de votos temporários.
As profissões de votos são um compromisso solene feito a Deus de seguir os conselhos evangélicos propostos por Jesus Cristo de pobreza, castidade e obediência, por meio de uma doação total a Cristo e à Igreja. São modos de realização humana e de integração entre os homens, pois os votos são meios para se alcançar o fim: a Caridade.
O religioso de votos perpétuos que estiver se preparando para ser padre recebe, após o término do curso de Teologia, a ordenação diaconal, e posteriormente a ordenação presbiteral.
Como iniciar a caminhada vocacional?
Se você se sente chamado por Deus para a vida consagrada e religiosa, e, dentro deste contexto, deseja ser Padre ou Irmão Estigmatino, teremos prazer em ajudá-lo a discernir a sua vocação e acompanhá-lo na sua caminhada vocacional.
A idade máxima para início de uma caminhada vocacional na Congregação dos Sagrados Estigmas é de (30) trinta anos. Salvo alguns casos que serão analisados particularmente.
A nossa Pastoral Vocacional faz um acompanhamento personalizado de cada candidato para o ingresso na Congregação, constituído de: entrevistas, comunicação por correspondências, visita à família, três encontros vocacionais ao longo do ano, além da exigência de uma atuação no trabalho pastoral na comunidade de origem. Os candidatos que concluíram o 3º ano do Ensino Médio, após uma “entrevista” com um membro da equipe de formação tomarão a decisão, conjuntamente com a Congregação, sobre o ingresso no Seminário.
Casas de Formação
Nossas Casas de Formação estão assim constituídas: Propedêutico (Aspirantado) (um ano) e Filosofia (três anos) em Goiânia – GO, Noviciado (um ano) em Corumbataí – SP / Fazenda Santana e Teologia (três ou quatro anos) em Belo Horizonte – MG.
Nossos Contatos
Animador Vocacional Provincial: Diácono Waldivino Marques Gomes Neto, CSS. Fone: (31) 97345-0841 Secretariado Vocacional Estigmatino Facebook: estigmatinos.provinciasaojose E-mail: [email protected] CEP – CENTRO ESTIGMATINO DE PASTORAL SGAS, Quadra 905 Sul, Lote 1, Asa Sul CEP: 70390-050 – Brasília-DF. Fone: (61) 3242-0160 / (61) 99124-9593, e-mail: [email protected] CÚRIA PROVINCIAL Rua C-137, Quadra 308, Lotes 8/9, nº 464 – Jardim América, CEP: 74275-060 – Goiânia-GO. Fones: (62) 3251-3848. Ou ainda, preencha o formulário no site clicando aqui.